7 alimentos saudáveis e fáceis de adicionar no seu dia a dia

janeiro 21, 2021

Se alimentar de forma saudável é muito importante para o bom funcionamento do organismo, mas pode ser um desafio para muitas pessoas. Pensando nisso, a Monte Libano traz até você 7 alimentos saudáveis e fáceis de adicionar ao seu cardápio diário.

Os valores nutricionais presentes num cardápio balanceado são muito benéficos tanto para quem pratica atividade física regularmente quanto para quem apenas quer ter uma vida mais saudável. Confira, então, quais alimentos você pode adicionar facilmente na sua rotina:

 

1. Água de coco 

Composta por água (95% de seu conteúdo), vitaminas, sais minerais, carboidratos, aminoácidos e antioxidantes, assim, a água de coco traz benefícios que vão da hidratação até a diminuição do estresse. Seu poder de hidratação é altíssimo, pois é capaz de reabastecer o corpo humano com água e eletrólitos excretados através do suor e das perdas urinárias. Sendo assim, ela é mais indicada do que os isotônicos disponíveis no mercado.

Ou seja, bebendo água de coco regularmente, você estará hidratando seu organismo e nutrindo-o com vitaminas e minerais. Para adicionar a água de coco no seu dia a dia, você pode utilizá-la no seu suco verde ou em drinks refrescantes. Aqui neste conteúdo a gente te ensina a fazer drinks com e sem álcool utilizando água de coco.

 

2. Sanduíches naturais

Esta é uma excelente forma de se alimentar nos intervalos entre as refeições principais. Dê preferência para a combinação de tomate e hortaliças, como alface e rúcula, pois são ricas em nutrientes que regulam o intestino. Além disso, o tomate também ajuda na diminuição da retenção de líquidos, prevenindo a sensação de estar inchado.

Para complementar os vegetais, adicione peito de peru e um queijo branco, como cottage, ricota ou brie. Opte por eles, pois são mais ricos em proteínas e cálcio do que os demais tipos de queijo e embutidos, além de terem um baixo teor de gordura.

 

3. Açaí

O popular açaí também pode ser um ótimo aliado para adicionar alimentos saudáveis a sua rotina. O açaí em si é rico em nutrientes e antioxidantes, trazendo inúmeros benefícios para o organismo. Ele também combate o chamado colesterol ruim e a pressão alta, já que melhora a circulação sanguínea. Além disso, o açaí é uma poderosa fonte de energia e pode ser um ótimo aliado na prática de exercícios físicos. 

Mas fique atento: é preciso ter cuidado na hora da compra e do consumo! Pois, para aproveitar todos os seus benefícios, o indicado é evitar os complementos ultracalóricos. Além disso, prefira comprar marcas de açaí que sejam mais naturais e com pouca adição de outros ingredientes, sempre leia os rótulos.

 

4. Saladas

O consumo de legumes, hortaliças e demais vegetais é extremamente importante, isso todo mundo já sabe. Eles são fonte de fibras e nutrientes que contribuem para o bom funcionamento do organismo e principalmente intestino, ajudando na digestão. Além disso, as saladas também são fontes de sais minerais e vitaminas, que proporcionam o bom funcionamento do organismo.

O que muitas pessoas não sabem é que esses alimentos produzem um alto grau de saciedade ao serem consumidos, principalmente no caso das folhas. Assim, aposte nas saladas no seu dia a dia! 

 

5. Sucos naturais

Outra forma de adicionar alimentos saudáveis no seu cotidiano é através de sucos naturais, afinal, são uma ótima forma de se hidratar de uma maneira saborosa e saudável. Para absorver todos os nutrientes que as frutas têm a oferecer, procure evitar as polpas de fruta e sucos industrializados.

Assim, seu organismo e sistema imunológico serão muito beneficiados pela grande quantidade de nutrientes. Procure sempre as frutas da estação, pois estão mais frescas e suculentas, além de terem preços mais em conta.

 

6. Salada de Frutas 

A salada de frutas é uma combinação de várias frutas extremamente saudável, rica em fibras e nutrientes. Esse mix de frutas traz inúmeros benefícios para o corpo, além de ser saborosa e refrescante. 

As frutas possuem ação antioxidante, o que ajuda a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso, são fontes naturais de vitaminas A, C e E, ou seja, são muito eficientes no combate dos sintomas da depressão e contra retenção de líquidos. Também são uma ótima opção para lanches e sobremesas.

 

7. Comidas funcionais

Alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que oferecem benefícios à saúde, por exemplo, reduzindo o risco de doenças como câncer, diabetes, entre outras. Porém é importante lembrar que esses alimentos não funcionam como medicamentos.

Então, para que seus benefícios sejam alcançados, é preciso consumi-los de maneira regular, incluindo principalmente vegetais, frutas e cereais integrais na alimentação. Isso porque eles só funcionam quando combinados com uma dieta equilibrada e balanceada. Ou seja, não adianta utilizar um alimento funcional para controlar o colesterol, por exemplo, se ele não for combinado com uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol.

 

Gostou dessas dicas de alimentos saudáveis para adicionar no seu dia a dia? Então fique ligado aqui no nosso blog e se cadastre na nossa lista de e-mail para receber conteúdos informativos como este. Eles fazem parte da campanha Faz Bem Aproximar: Sabor e Saúde, além dos textos, teremos diversos produtos saudáveis com desconto nos meses de Janeiro e Fevereiro.

DELIVERY