A harmonização consiste na combinação entre vinhos e comidas, promovendo uma experiência gustativa única e equilibrada. Dentre as harmonizações mais comuns, estão vinhos e pães de fermentação natural. Para promover esta harmonia, é preciso privilegiar sabores complementares, ou seja, o sabor do alimento e do vinho não podem sobressair um sobre o outro.
Neste conteúdo, a Monte Líbano te dá dicas de como fazer harmonizações interessantes entre vinhos e pães de fermentação natural. Boa leitura!
Leia também: Como montar uma tábua de frios
Baguete Francesa e Cabernet: O vinho mais encorpado contrasta e complementa a neutralidade do pão, ressaltando notas de frutas escuras, especiarias e leve toque herbáceo.
Focaccia de Alecrim e Rosés: O toque floral e frutado do rosé equilibra a rusticidade e a fragrância do alecrim, criando uma combinação leve, perfeita para dias quentes ou encontros descontraídos.
Ciabatta Integral com Castanha e Nozes e Pinot Noir: O vinho, com corpo leve e acidez equilibrada, realça o sabor terroso das nozes e traz frescor que limpa o paladar.
Pão de azeitona preta e Vinhos Italianos: Tintos italianos, como Chianti ou Nero d’Avola, com acidez viva e notas de frutas maduras, equilibram o sal e o amargor suave do pão, evocando o clima das mesas mediterrâneas.
Pão de tâmara e Riesling: O contraste entre doce e ácido desperta o paladar, enquanto as notas minerais e florais do vinho acrescentam sofisticação ao conjunto.
Leia também: Monte Líbano: os números da padaria que conquistou o ES
Cinnamon Roll e Vinhos do Porto: A doçura intensa e as notas de frutas secas, caramelo e especiarias do vinho ecoam e amplificam o sabor reconfortante do pão com recheio de canela e cobertura glacê doce.
Brioche de Goiabada com Chocolate Branco e Champagnes: O brioche, leve e amanteigado, recheado com goiabada e chocolate branco, cria uma explosão de doçura cremosa e frutada. A acidez e as borbulhas do champagne cortam essa intensidade, limpando o paladar e criando um contraste irresistível.
Pão de Gorgonzola com Nozes e Malbec ou Syrah: Esses vinhos, com taninos macios e notas de frutas negras, especiarias e leve defumado, envolvem o queijo e equilibram sua potência.
Ciabatta e Blanc de Noir: Este espumante, elaborado a partir de uvas tintas, traz aromas sutis de frutas vermelhas e delicada acidez, que realçam a simplicidade refinada do pão.
Neste friozinho, nada melhor do que aproveitar a noite junto de um vinho saboroso. Aqui na padaria Monte Líbano, você encontra garrafas selecionadas em nossa adega, além dos mais saborosos pães de fermentação natural de fabricação própria. Visite a Monte Libano mais perto de você e prepare momentos especiais ao redor da mesa!
Nas próximas confraternizações surpreenda seus convidados com harmonizações de vinhos e pães excepcionais e deliciosas!